Pandemia

Coronavírus: Petrolina terá fiscalização mais reforçada no comércio e pistas de caminhada

Estacionamento do centro comercial será proibido

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 07/05/2020 às 10:50
Alexandre Justino
FOTO: Alexandre Justino

A Guarda Civil e a Polícia Militar de Petrolina, no Sertão pernambucano vão tornar a fiscalização do cumprimento dos decretos da quarentena na cidade mais rigorosos. A partir da próxima sexta-feira (8), o estacionamento do centro comercial será proibido, com exceção de vagas para serviços essenciais.

A Guarda Municipal e a PM farão blitzes nas lojas do centro, pistas de caminhadas em avenidas e na orla. A ideia é diminuir a aglomeração de pessoas nesses locais para prevenir a transmissão do novo coronavírus.

As medidas foram acordadas em uma reunião com o prefeito Miguel Coelho nessa quarta-feira (6). Serão adotadas duas fases nessa fiscalização. Entre os dias 8 e 10 de maio, as blitzes terão um caráter educativo, notificando os lojistas. A partir da segunda-feira (11), Guarda Civil e PM tomarão medidas como suspensão dos alvarás de funcionamento de lojas que descumprirem o decreto estadual e retirada pela polícia de pessoas que insistirem em trafegar por locais bloqueados na orla e avenidas da Integração, Monsenhor Angelo Sampaio, Ulysses Guimarães, Estrada da Banana e Integração.

A restrição do estacionamento no centro, que começa nesta sexta, terá vagas bloqueadas em vias como a Souza Junior, Dom Vital, Souza Filho e adjacências. A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) multará quem trafegar pelo veículos em locais não autorizados.

Queda no isolamento

Petrolina está com cerca de 40% de isolamento, mas a recomendação é acima de 60%. O percentual, segundo o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, é essencial para redução da propagação do coronavírus.