Internet

Polícia alerta para golpe no WhatsApp que promete kit de perfumes para Dia das Mães

Vítima pode ter o celular ou computador infectados com programas maliciosos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/05/2020 às 12:18
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) está alertando para um golpe no Whatsapp que promete dar um kit de perfumes usando da empresa O Boticário falsamente. Começou a circular nesta semana um link, enviado para o Whatsapp e o Facebook, pedindo para que a pessoa responda três perguntas para ganhar um kit de perfume.

As perguntas questionam se a pessoa já ganhou ou presenteou a mãe com algum produto da empresa, se a pessoa ficaria feliz em presentear a mãe com um kit da empresa e se na cidade tem uma loja da marca.

Após responder as perguntas, a vítima recebe uma mensagem informando que ela ganhou um kit grátis e, para confirmar, deve compartilhar o link com os contatos do Whatsapp e que receberá um código de seis dígitos para tirar o prêmio em qualquer loja.

Os suspeitos de praticarem o golpe também usam relatos falsos nas redes sociais de supostas pessoas que já ganharam os kits.
Segundo a Polícia Federal, o problema é que, ao clicar em avançar, aparece uma barra de preenchimento que se for finalizada, o celular ou computador são infectados com programas maliciosos.

Esse código que a vítima recebe é a senha de confirmação em de segurança do WhatsApp. Caso esse código seja repassado, os suspeitos podem clonar o WhatsApp das vítimas para aplicar golpes nos contatos e acessar informações do aplicativo.

Como se proteger de golpes virtuais:

1 - Quando receber mensagens desse tipo, desconfie antes de clicar nos links
2 - Não compartilhe links duvidosos
3 - Veja o site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, como promoções, brindes e descontos.
4 - Não preencha seus dados pessoais e financeiros através de links enviados pelo aplicativo.
5 - Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página, isso garante que o site está criptografado para impedir golpes.
6 - Links que levem direito ao cadastro tem que haver o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança