Saúde

Hospital de Campanha de Limoeiro abre 18 leitos para pacientes com coronavírus

Hospital foi montado no prédio das futuras instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro do Juá

Alfredo Neto
Alfredo Neto
Publicado em 12/05/2020 às 9:06
Eduarda Santana - PML
FOTO: Eduarda Santana - PML

Com capacidade para 18 leitos, o Hospital de Campanha de Limoeiro, no Agreste pernambucano, entrou em funcionamento na manhã dessa segunda-feira (11). A unidade foi montada no prédio das futuras instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro do Juá. A estrutura do hospital provisório, voltado para atender casos do coronavírus (Covid-19), também conta com sala vermelha, sala de raio-x, almoxarifado para equipamentos de proteção e sala de medicamentos.

Na montagem, a Secretaria de Saúde também reservou uma área específica para possíveis óbitos, inclusive, com saída lateral.

Pacientes que apresentem instabilidade no quadro clínico poderão ser encaminhados para uma sala especial com eletrocardiograma, monitor cardíaco, oxigenação, respirador e ventilador mecânico. As enfermarias contam com leitos equipados com oxigênio. A equipe é composta por farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médicos, nutricionista, psicóloga, respiratória (intensivista), além de técnicos de enfermagem e de radiologia. Também há profissionais das áreas de segurança e administrativa.

Casos mais graves podem ser transferidos para UTI

Em transmissão pela internet, a secretária de Saúde, Karla Torres, explicou que os encaminhamentos ocorrerão pelas UBS. Diante dos sintomas, o médico do “posto de saúde” fará contato com o médico plantonista do hospital de campanha para verificar a necessidade de internamento. Os casos classificados como baixa ou média complexidade ficarão no município. Caso o quadro clínico do paciente exija terapia intensiva, ocorrerá a transferência para uma UTI.