Boas ações

Saiba como continuar doando para o projeto Atitude Cidadã

Donativos serão destinados a pessoas e instituições afetadas pela pandemia da covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/05/2020 às 15:36
Antônio Virgínio Neto/NE10 Interior
FOTO: Antônio Virgínio Neto/NE10 Interior

O isolamento social imposto para tentar conter a disseminação do novo coronavírus mudou a rotina de todo mundo. Com a diminuição de pessoas nas ruas e os impactos econômicos, aumentou o número de pessoas carentes ainda mais necessitadas e deixou outras em situação de vulnerabilidade. Para tentar amenizar o sofrimento, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) lançou um grande dia de mobilização, nesta quarta-feira (13). No total, quase 60 instituições serão beneficiadas.

A ação "Atitude Cidadã: está em nossas mãos" mobilizou empresários e pessoas físicas sensibilizadas pela causa em todo o Estado. No interior, as sedes da Rádio Jornal em Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Limoeiro e Petrolina serviram como pontos de entrega. Durante todo o dia, ouvintes participaram da programação especial para anunciar como estavam ajudando a fazer o dia de quem precisa mais feliz: seja de instituições que acolhem os vulneráveis ou hospitais cujos profissionais batalham para combater a covid-19.

Para participar da ação, que começou nessa quarta-feira (13) mas continuará ao longo das próximas semanas, não é necessário desembolsar muito; qualquer ajuda é bem-vinda para quem precisa. Nessa quarta, ao mesmo tempo em que o empresário do setor agropecuário Orlando Duarte doava um respirador pulmonar para o Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro, no Agreste, a ouvinte Maria Leopoldina doava um dos dois pacotes de arroz que tinha em casa. Ambas as doações terão grande valia para as pessoas contempladas.

O empresário hortifrutigranjeiro Demir Brecci doou uma tonelada de alimentos para as instituições de Petrolina, no Sertão. Na mesma cidade, a líder comunitária Dona Cleonilda, presidente da Associação dos Moradores do bairro Nova Vida 1, achou na produção de máscaras de tecido uma forma de ajudar. Em um mês, ela confeccionou mais de 200 máscaras para distribuir gratuitamente para comunidades vizinhas.

Em Garanhuns, além do carro que integra a frota da Rádio Jornal, o empresário César Capitó, da empresa Biofarma, disponibilizou um veículo e um motorista para buscar as doações nas casas das pessoas, assim como fez um casal que faz serviço de frete. Em Pesqueira, empresários do setor de frangos se reuniram e fizeram várias doações. O frigorífico Leimar, por exemplo, doou 3,5 toneladas de cortes de galinha. O Frango Favorito, 3 mil ovos, além de uma tonelada de frango e cortes de frango. Em Caruaru, a Iacil, empresa de alimentos, contribuiu com 200 quilos de biscoitos.

Entre os produtos recebidos estão mais de 10 toneladas de alimentos e milhares de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os participantes doaram cestas básicas, fardos de alimentos, máscaras de proteção, produtos de limpeza, álcool em gel, roupas, calçados, entre outros.

"Cada regional tinha seu número para doações, para que nós pudéssemos engajar a região para a iniciativa, que acontece em bloco. Ficamos impressionados com o engajamento das pessoas em prol desta ação. Juntos criamos uma grande mobilização para a solidariedade em um momento tão difícil que o mundo está passando. Sua doação é importante para nós, independente do valor ou de quantidade", destacou o diretor executivo do Sistema Jornal do Commercio Interior, Carlos Humberto Rocha Júnior.

No SJCC Interior, mais de 100 funcionários participaram do dia de mobilização, atendendo às ligações e direcionando os doadores para ajudar quem iria receber. Nas ondas do rádio, a programação de todas as praças foi especial. Na TV Jornal Interior, a temática solidariedade também foi abordada, para mostrar bons exemplos de pessoas que colaboraram. Na web, o Portal NE10 Interior teve um conteúdo exclusivo com boas notícias.

"Foi um dia de solidariedade, mas a campanha vai continuar. A gente entende que esse momento é realmente para estimular a sensibilidade, as pessoas precisam ser mais solidárias para ajudar a quem precisa. A gente espera que as pessoas continuem doando para que possamos ajudar outras instituições", destacou o gerente de programação da TV Jornal Interior, Diego Martinelly.

Para participar, é preciso entrar em contato com a central de atendimento das doações através do número (81) 3413.6500 ou os números da Rádio Jornal nas cidades do interior. Quem ligar poderá escolher qual instituição ajudar e será direcionado a depositar o valor em uma conta ou, no caso de produtos, poderá agendar a entrega. Todas as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estão sendo observadas.

Para valores em dinheiro, é possível fazer a doação pela internet, através do site de compras do RioMar (RioMar Online), no link: compras.vivariomarrecife.com.br, com o cartão de crédito. A doação funcionará como uma compra, e o valor inicial é de R$ 50.

Instituições beneficiadas

As instituições beneficiadas no interior são: Casa dos Pobres São Francisco de Assis, Instituto do Câncer Infantil do Agreste, Sesc - Banco de Alimentos, Hospital Mestre Vitalino, Apae Caruaru, em Caruaru; Apae Garanhuns, Abrigo São Vicente de Paulo, Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns; Hospital Regional José Fernandes Salsa, Instituto Padre Luis Cecchin, Obra Social Santa Isabel, em Limoeiro; Lar dos Idosos, Hospital Dr. Lídio Paraíba, Pode (Associação de Portadores de Direitos Especiais), em Pesqueira; e Fundação Lar Feliz, Apae Petrolina, Complexo Social Luz para Libertação, Hospital Dom Malan/Imip - Materno Infantil, em Petrolina.

Veja como continuar doando:

- Plataforma RioMar: compras.vivariomarrecife.com.br
- Diretamente com as instituições
- Instituto João Carlos Paes Mendonça
Virgínia - [email protected] - (81) 98106.0553
Fábia - [email protected] - (81) 99467.4765
- Sede do Sistema Jornal do Commercio