Atendimento

Hospital Regional do Agreste abre ala exclusiva para covid-19

Pacientes confirmados e suspeitos serão atendidos no espaço

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/05/2020 às 11:14
Divulgação/HRA
FOTO: Divulgação/HRA

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, passou a contar com uma ala exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (covid-19). O espaço foi criado diante do crescimento do número de infectados em Pernambuco.

HMV disponibiliza mais 10 leitos de UTI para pacientes com a covid-19

A ala exclusiva tem 32 leitos, sendo 18 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 de enfermaria. Há ainda uma sala de estabilização para casos de intercorrência. O encaminhamento dos pacientes está sendo realizado através da Central de Regulação de Leitos do Estado.

Além dos equipamentos, uma equipe exclusiva para dar assistência aos pacientes foi montada, com o objetivo de evitar a circulação deles por outras áreas do hospital. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e auxiliares de serviços gerais. Eles passaram por treinamentos específicos e a cada plantão recebem kits com os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários.

De acordo com a unidade de saúde, algumas alas do hospital precisaram ser adaptadas para receber os pacientes. Entre os serviços realizados estão manutenção, pintura, instalação de novos pontos de água e energia e portas para isolamento. O espaço tem ainda salas de repouso, farmácia, refeitório, central de equipamentos, salas de paramentação e desparamentação, entre outros.

A ala exclusiva para a covid-19 deve dar suporte à rede estadual. "Intensificamos a realização de cirurgias de pacientes internos para dar maior rotatividade aos leitos e, desde o início da pandemia, houve uma diminuição dos atendimentos que eram comuns no hospital, o que deixou o serviço atuando com 70% da sua capacidade", explicou o diretor do HRA, Pedro Lima.

Rede estadual

Além destes 32 novos leitos, a rede estadual conta ainda com 55 leitos exclusivos para a covid-19 no Hospital Mestre Vitalino (HMV), sendo 30 de UTI. Um hospital de campanha está sendo construído no pátio do HMV. O espaço terá 76 leitos de internação clínica, 26 de tratamento semi-intensivo e dois de estabilização.