Lockdown

Salgueiro restringe circulação de veículos e pessoas por causa de pandemia

Medidas foram reforçadas para aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão do coronavírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 21/05/2020 às 12:06
Google Street View
FOTO: Google Street View

Salgueiro, no Sertão pernambucano, está restringido a circulação de pessoas e veículos na cidade como uma forma de aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). O Decreto Municipal diz que estão restritas a entrada, saída e circulação de veículos e pessoas entre 20 e 31 de maio.

De acordo com o decreto, as pessoas que precisarem sair de casa devem ir, preferencialmente, a estabelecimentos perto da sua casa. O uso de máscaras por toda a população é obrigatório.

Os veículos particulares, exceto os que prestam serviços de transporte coletivo de passageiros e os que são usados para algo emergencial, podem circular com até três pessoas, incluindo o motorista.

São exceções: veículos e pessoas que estejam em deslocamento para os fins de: atendimento de necessidades essenciais de aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos e produtos de higiene; obtenção de atendimento/socorro médico; prestação ou utilização de serviços bancários; deslocamento ao terminal rodoviário; desempenho de atividades e serviços essenciais, indicados pelo Poder Executivo Estadual; atendimento a intimação ou notificação de autoridade pública, para comparecimento presencial em hora e dia marcados; condução de menores de idade entre as residências dos responsáveis pela guarda compartilhada.

Também está proibido que pessoas fiquem em praças, parques, quadras poliesportivas e espaços públicos.

O transporte alternativo que vem dos Distritos funcionará através de rodízio:
Umãs: Segunda e terça-feira;
Pau ferro: terça e quarta-feira;
Conceição das Crioulas: Quarta e quinta-feira;
Campinhos e Vasques: Quinta e sexta-feira;

Os estabelecimentos públicos e privados com atividades e serviços considerados essenciais devem obedecer às regras de redução de circulação e de distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Os supermercados devem restringir a entrada de clientes somente até 50% da capacidade do local. Além disso, apenas uma pessoa por família pode entrar no estabelecimento. O álcool em gel deve estar disponível na entrada e nos caixas.

Coronavírus em PE