Decretos

Covid-19: Caruaru endurece medidas para reforçar isolamento social

Medidas serão válidas durante 15 dias; entenda

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/05/2020 às 10:51
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (25) o endurecimento das medidas para reforçar o isolamento social na cidade, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A cidade tem 398 casos confirmados da doença, com 30 mortos.

O plano de isolamento social intensivo começa nesta terça-feira (26) e vai até 10 de junho. Nestes 15 dias, haverá ampliação da fiscalização das medidas dos decretos já publicados; implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros e ampliação de testes para a covid-19 na população.

Caruaru ganhará hospital de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus

Casa dos Pobres: 12 idosos estão internados em hospital de Caruaru

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa online. Participaram a prefeita, o secretário executivo da atenção especializada da saúde, Breno Feitoza, e o secretário de Planejamento, Diogo Bezerra. O secretário de Saúde, Francisco Santos, que geralmente participa dos encontros, está isolado em casa após ter diagnóstico positivo para a covid-19. Segundo a prefeitura, ele apresenta sintomas leves e o estado de saúde é estável.

A prefeita Raquel Lyra anunciou ainda que encaminhou um projeto de lei para a Câmara Municipal para antecipar o feriado de São Pedro, celebrado no dia 29 de junho, para a próxima quarta-feira (27).

Além disto, serão publicados dois decretos: o primeiro obriga as empresas de serviços essenciais a aferir a temperatura dos funcionários. Caso algum deles apresente índice de febre, deverá ser liberado para casa. O outro decreto obriga que laboratórios privados e farmácias que vendem testes rápidos informem à secretaria de Saúde os resultados positivos dos exames.

"Eu não tenho dúvida nenhuma que nós sairemos mais fortes depois desta pandemia. Sabemos de todas as dificuldades que tem para fazer o isolamento social, da crise econômica. Essas medidas são para garantir que a gente possa voltar à normalidade o mais rápido possível", declarou a prefeita.

Entre as justificativas para o endurecimento das medidas está a ampliação das áreas de risco para contaminação pela covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, nas duas últimas semanas, havia cinco áreas de risco. Agora, são 16.

A pasta fez uma pesquisa com a realização de testes nestas áreas, em pacientes com síndrome gripal e os contactantes deles. Destes, 32% testaram positivo para o novo coronavírus. As pessoas que apresentam síndrome gripal aumentaram, segundo a secretaria. Nos últimos 45 dias, foram mais de 3 mil registros, dos quais 900 seguem na fase de recuperação.

Prefeitura de Caruaru publica decreto limitando acesso de clientes em mercados e farmácias

Hospital de Caruaru faz ações para humanizar atendimento aos pacientes com covid-19

Além disto, ainda segundo a prefeitura, o isolamento social está inferior a 50% na maioria dos dias, o que é considerado muito baixo. Também nas últimas semanas, 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública na regional de saúde estavam ocupados.

Detalhamento das medidas

De acordo com a Secretaria de Planejamento, haverá restrição de circulação no trecho da Via Parque que fica entre a BR-104 e o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e às praças João Cabeludo, Rua Tupy, Chico Porto e Nova Caruaru. Outras praças mais utilizadas pela população também serão fechadas.

As barreiras sanitárias eram realizadas em cinco pontos; agora serão 20. Os novos locais serão: UPAE, Rendeiras, Boa Vista, Salgado, Centro, Avenida Agamenon Magalhães, Petrópolis, Distrito Industrial, Murici, Avenida Portugal, Zona rural (móvel para os quatro distritos).

A prefeitura informou ainda que a fiscalização e as medidas de prevenção serão ampliadas nas feiras livres e no Parque 18 de Maio. Neste último, vários sulanqueiros continuam comercializando, mesmo sem autorização.

Haverá implantação de barreiras de restrição de circulação para as principais feiras livres, como a do Salgado, Boa Vista, São Francisco e São João da Escócia. Nestas barreiras, será aferida a temperatura dos compradores e feirantes. Nos locais serão instalados ainda lavatórios móveis.

Covid-19: Paciente internado há 44 dias recebe alta do HMV, em Caruaru

> Delivery Sulanca Caruaru bate recorde de entregas

As pessoas que forem paradas nas barreiras e apresentarem sintomas gripais serão testadas para a covid-19. Nos próximos 15 dias, serão realizados em torno de 1 mil nestes nestes locais.

Números do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde, a cidade tem 398 casos confirmados do novo coronavírus. Destes pacientes, 29 estão em isolamento domiciliar, 42 estão internados, 30 morreram e 297 estão recuperados da doença. Outros 281 casos estão em investigação (incluindo seis óbitos) e 891 foram descartados.