Covid-19

Garanhuns antecipa São João e outros feriados para aumentar isolamento social

Lei foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/05/2020 às 11:54
Hilton Marques/Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Hilton Marques/Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, decidiu antecipar três feriados com o objetivo de ampliar o isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A lei nº 4656/2020, sancionada na última sexta-feira (22), alterou a data dos feriados de Corpus Christi (11 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São João (24 de junho).

O boletim mais recente da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesse domingo (24), aponta que há 137 casos da doença na cidade, com 12 óbitos. Outros 27 casos estão em investigação e 112 foram descartados.

Agora, estes feriados serão nos dias 28, 29 e 30 de maio (quinta, sexta e sábado desta semana), excepcionalmente em 2020. A lei foi publicada no Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) desta segunda-feira (25). Segundo a prefeitura, na quinta e na sexta ficam mantidas as atividades de órgãos da administração pública que prestam serviços essenciais e outros setores que não podem ser descontinuados.

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Bela Vista I, Cohab II (unidade dupla), Heliópolis I, Indiano II e Magano 1 e 3 (unidade dupla), que estão funcionando em horário ampliado, irão manter o atendimento durante o feriado, das 8h às 12h.

No feriadão, a Central de Atendimento para informações sobre o Cadastro Único, o Auxílio Emergencial e Cartão Alimentação funcionará normalmente, das 8h às 14h, pelo WhatsApp: (87) 98100.5199. Os abrigos "Abraçar I e II" também funcionam no período.

Assistência social

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Neviga) e Casa dos Conselhos estarão fechados na quinta e na sexta. Por causa disto, o atendimento será estendido até as 17h na segunda, terça e quarta.

Os parques municipais e outros espaços públicos que já estavam fechados continuarão interditados durante a pandemia.