Economia

Consultor empresarial opina sobre retomada do comércio varejista em Limoeiro e região

Vital Sousa foi entrevistado pela Rádio Jornal Limoeiro

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 26/05/2020 às 13:08
Reprodução/Google Street View
FOTO: Reprodução/Google Street View

O consultor empresarial e palestrante Vital Sousa opinou sobre a retomada do comércio varejista em Limoeiro e outras cidades da região, no Agreste de Pernambuco, em entrevista para a Rádio Jornal Limoeiro nesta terça-feira (26). A reabertura do comércio, que está fechado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), está sendo muito debatida atualmente.

Para o consultor, haverá uma flexibilização para que o comércio possa reabrir de maneira gradual, de modo a manter os demais empregos. "Se nós temos condições de manter um mercado aberto, mantendo seguros os funcionários e clientes, nós temos condições de manter seguros outros seguimentos do varejo que são essenciais para manter os empregos", opinou ele durante a entrevista.

Em relação a abertura segura do comércio, o consultor avalia que devem ser cumpridas três etapas: a Conscientização da população; o Acompanhamento e a testagem seletiva da população (segundo ele, qualquer pessoa que apresentar os sintomas deve ser testado e isolado); e a Criação de Protocolos de Atendimento (formas mais seguras para atendimento ao público em qualquer atividade).

O uso da internet para os negócios

Vital Sousa destacou a importância da internet para manter as vendas durante o isolamento social, sobretudo para os pequenos negócios: "Há pequenos negócios usando o digital para sobreviver. [O uso do digital] que era apontado como uma tendência se tornou uma realidade. A transformação digital foi feita obrigatoriamente por causa da pandemia".

Ouça a entrevista completa: