Esquema especial

Prefeitura de Caruaru divulga funcionamento no feriado antecipado

São Pedro foi antecipado devido à pandemia do novo coronavírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/05/2020 às 12:46
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou como será o funcionamento dos serviços públicos municipais nesta quarta-feira (27), feriado antecipado de São Pedro. A data é tradicionalmente comemorada em 29 de junho.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) continuam funcionando 24h, assim como os hospitais e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Os serviços de urgência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, como o auxílio-funerário, também funcionam normalmente.

A Central de Abastecimento (Ceaca) funciona das 0h às 15h. Já as feiras do Parque 18 de Maio não funcionam na data.

Antecipação

Nessa segunda-feira (25), a Câmara Municipal aprovou a antecipação do feriado, com o objetivo de aumentar a taxa de isolamento social na cidade, que está abaixo de 50% na maioria dos dias, percentual considerado baixo. O projeto de lei foi sancionado pela prefeita Raquel Lyra e publicado no Diário Oficial desta terça.

Caruaru endurece medidas

O plano de isolamento social intensivo começa nesta terça-feira (26) e vai até 10 de junho. Nestes 15 dias, haverá ampliação da fiscalização das medidas dos decretos já publicados; implantação de barreiras de restrição de circulação em locais com baixo índice de isolamento; expansão das barreiras sanitárias para atingir mais bairros e ampliação de testes para a covid-19 na população.

Além disto, foram publicados dois decretos: o primeiro obriga as empresas de serviços essenciais a aferir a temperatura dos funcionários. Caso algum deles apresente índice de febre, deverá ser liberado para casa. O outro decreto obriga que laboratórios privados e farmácias que vendem testes rápidos informem à secretaria de Saúde os resultados positivos dos exames.