Pandemia

Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 sugere estabilização da doença em Pernambuco

Levantamentos foram feitos pelo IRRD, UFRPE e Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 01/06/2020 às 12:03
Pixabay
FOTO: Pixabay

Levantamentos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres apontam para a estabilização do coronavírus (covid-19) em Pernambuco.

Essas análises se baseiam na taxa de contágio no Estado, que está abaixo de 1 (0,9), o que revela que menos pessoas estão infectadas e que o número dos doentes está retrocedendo. O cálculo considera variáveis como o número de casos confirmados diariamente, o volume de pacientes recuperados e os casos que estão em tratamento.

O governo estadual reforça que é necessário que o isolamento social continue para que a taxa seja mantida e diminua o avanço da doença. "Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco", afirmou o governador Paulo Câmara.

Será apresentado nesta segunda-feira (1º) um plano de retomada das atividades econômicas no estado. Nesse plano, será divulgado o cronograma de flexibilização das regras para cada setor e também os protocolos de higiene e distanciamento social exigidos.

Ainda segundo o governo de Pernambuco, a possibilidade de retorno das medidas mais rígidas de isolamento não foram descartadas: "Vale destacar que alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus".

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou nesta segunda-feira (1º) 450 novos casos de infecções pelo novo coronavírus. Destes, 199 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave e 251 como casos leves. No total, o Estado tem 34.900 casos confirmados (14.535 graves e 20.365 leves). Nesta segunda, foram confirmadas ainda 68 mortes pela covid-19. Pernambuco agora tem, portanto, 2.875 mortes pela doença.