Saúde

Covid-19: Pernambuco confirma 608 casos nas últimas 24h

Números são do boletim epidemiológico desta terça-feira (2)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/06/2020 às 12:16
Pixabay
FOTO: Pixabay

O estado de Pernambuco confirmou 608 novos casos da covid-19 nesta terça-feira (2), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Dentre os novos confirmados, 262 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 346 como casos leves.

Fila para leito de UTI cai para menos de 60 pessoas em Pernambuco

No total, o estado tem 35.508 casos confirmados, sendo 14.797 graves e 20.711 leves. Da segunda para a terça, Pernambuco confirmou ainda 58 mortes pela covid-19, totalizando 2.933 desde a chegada da epidemia no estado.

Sintomas e prevenção

A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.