Pandemia

Gravatá, Belo Jardim e Sanharó proíbem o acendimento de fogueiras no São João

Várias cidades no interior do estado também adotaram medidas semelhantes por causa do coronavírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/06/2020 às 9:18
Arquivo SECOM Gravatá
FOTO: Arquivo SECOM Gravatá

As prefeituras de Gravatá, Belo Jardim e Sanharó, todas localizadas no Agreste pernambucano, decidiram proibir o acendimento de fogueiras durante o período junino. Várias cidades do interior do estado também adotaram medidas semelhantes por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A prefeitura de Gravatá tomou a decisão em uma reunião do Prefeito Joaquim Neto com a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério Público. O acendimento de fogueiras foi proibido devido à ocorrência da fumaça e o cheiro de combustão, que podem piorar o quadro clínico dos pacientes com a doença.

“Recebemos muitos pedidos da população através das nossas redes sociais pedindo a proibição das fogueiras e estamos tomando esta decisão pensando na saúde pública. Sei que essa é uma tradição de gerações, mas cuidar da nossa saúde é mais importante agora, ano que vem vamos ter muito o que celebrar ”, disse o prefeito.

Todas as festividades também foram suspensas no cidade. A Prefeitura também pede que a população não faça aglomerações de mais de 10 pessoas em suas casas.

Em Belo Jardim, o decreto municipal foi emitido com a proibição e divulgado nas redes sociais. Em Sanharó, uma recomendação da Promotoria de Justiça do município também proibiu o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifício no período junino em locais públicos e privados por causa da pandemia. A medida também afirma que, em caso de descumprimento, poderá ser acionada a polícia.

Segundo a promotoria, a tradição junina de acender fogueiras e soltar fogos pode causar aglomerações e aumentar os riscos de transmissão do novo coronavírus, além de aumentar as chances de problemas respiratórios e acidentes, o que pode sobrecarregar os hospitais. A prefeitura de Sanharó também cancelou todas as festas de São João de 2020.

*Com informações da Prefeitura de Gravatá e da Rádio Jornal Pesqueira

Outras cidades também proibiram fogueiras

Outros municípios do interior também decidiram proibir o acendimento de fogueiras por causa da pandemia. Em Bezerros, no Agreste, a prefeitura publicou um decreto proibindo as fogueiras. Haverá fiscalização nos dias de festa para garantir o cumprimento, tanto na cidade como na zona rural. Segundo a prefeitura, quem descumprir estará sujeito à responsabilização por crime contra a saúde pública, tipificado no artigo 268 do Código Penal.

A Prefeitura de Pesqueira, também no Agreste, publicou um decreto recomendando que não sejam utilizados fogos de artifício por causa do risco de acidentes. O objetivo é evitar uma superlotação de hospitais por intoxicação por fumaça ou acidentes com fogos, além de aglomerações.

A Prefeitura de Glória do Goitá, na Zona da Mata, decretou a proibição da venda de fogos de artifício e o acendimento de fogueiras em locais públicos e privados durante o período junino.

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão pernambucano, decidiu proibir o acendimento de fogueiras e o uso de fogos de artifício durante o São João.