Covid-19

Câmara aprova uso obrigatório de máscara e multa para quem descumprir medida

Segundo projeto, governadores ou prefeitos devem definir o valor da punição

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2020 às 10:48
Divulgação/Acit
FOTO: Divulgação/Acit

Foi aprovado nessa terça-feira (9), pela Câmara dos Deputados, o uso obrigatório de máscaras em todo o país durante a pandemia do coronavírus (covid-19). A proposta foi modificada pelo Senado e agora segue para sanção presidencial.

Além disso, a proposta prevê multa se a medida for descumprida e determina que governadores ou prefeitos devem definir o valor da punição. Segundo o projeto, é obrigatório manter boca e nariz cobertos pela máscara.

O projeto torna obrigatório o uso da máscara de proteção em locais públicos, transportes coletivos e individuais, locais privados acessíveis ao público, embarcações, aviões, estabelecimentos comerciais, igrejas e também estabelecimentos prisionais.
O projeto também determina que sejam adotadas medidas de assepsia em locais públicos.

Também fica estabelecido pelo texto que o poder público deverá fornecer o equipamento às populações vulneráveis, dando prioridade às máscaras produzidas artesanalmente por costureiras e cooperativas locais.

O texto também obriga as empresas a distribuírem máscaras para os funcionários que trabalham com atendimento ao público. Comércios e indústrias autorizados a deverão fornecer gratuitamente as máscaras de proteção para os funcionários e colaboradores.

O uso da máscara estará dispensado para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou outras deficiências que as impeçam de utilizar adequadamente, mediante declaração médica.

Coronavírus em PE