Retomada econômica

Governo de Pernambuco antecipa reabertura de restaurantes e bares

Segundo o cronograma do estado, setor estava previsto para voltar a partir de 13 de julho

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 19/06/2020 às 9:06
Fábio Costa/TV Jornal
FOTO: Fábio Costa/TV Jornal

A reabertura dos restaurantes e bares de Pernambuco será adiantada em uma semana. De acordo com o cronograma do governo estadual, o setor estava previsto para voltar a partir de 13 de julho com 50% da capacidade.

A retomada do setor deve começar em 6 de julho. "Em diálogo com o setor, a Abrasel solicitou que a flexibilização das restrições fosse antecipada para a etapa 4 (dia 22 de junho) e, em seguida, reapresentou pedido para que a atividade passasse a integrar a etapa 5 (29 de junho). O comitê socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus, considerando a relevância do setor para a economia e avaliando os indicadores monitorados pela Saúde, considerou segura a antecipação da reabertura, mas dentro da etapa 6 (a partir do dia 6 de julho)", disse a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Pernambuco (Abrasel-PE) está aguardando uma reposta em relação ao pedido de adiantamento de reabertura para o dia 29 deste mês. "Agora, com a finalização dos protocolos, a gente acharia prudente que o governo flexibilizasse pro dia 29 (de junho). Não queremos entrar em mais um mês com o fluxo de caixa paralisado, sem capacidade de pagamento e necessidade de reposição do estoque ou capital de giro", falou o presidente da Abrasel-PE, André Luiz Araújo.