Previsão

Inverno 2020 começa neste sábado; chuvas devem ser acima da média em Pernambuco

Apac informa que vários municípios do Agreste e Zona da Mata já superaram média de junho

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/06/2020 às 10:08
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O inverno 2020 começou oficialmente neste sábado (20) e a previsão é de chuvas acima da média em Pernambuco, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nas últimas semanas, já foram registradas chuvas fortes em vários municípios do Estado.

De acordo com a Apac, algumas cidades já tiveram chuvas acima da média esperada para todo o mês de junho, como Amaraji, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Maraial e São Benedito do Sul, na Zona da Mata.

No Agreste, houve precipitação acima da média do mês em Águas Belas, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Camocim de São Felix, Caruaru, Correntes, Cumaru, Itaiba, Jurema, Passira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, São Joaquim do Monte, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Tupanatinga.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), as chuvas estão dentro do volume esperado para o mês de junho.

Barragem rompe e deixa desabrigados

Na última segunda-feira (15) uma barragem privada localizada em Sairé, no Agreste, rompeu devido às fortes chuvas. A barragem tem cerca de oito metros de altura, 120 metros de comprimento e capacidade para acumular 350 mil metros cúbicos de água.

Ninguém ficou ferido, mas o episódio deixou mais de 1,2 mil pessoas desalojadas em Barra de Guabiraba, município próximo. Várias ruas ficaram alagadas e houve danos materiais para alguns moradores. As enchentes do rio Sirinhaém e do rio Jacuípe também provocaram danos em Gameleira, Barreiros, São José da Coroa Grande e na Vila Santa Terezinha, distrito de Água Preta.

Cortesia/Joelmir Lins
Ribeirão, Zona da Mata Sul - FOTO:Cortesia/Joelmir Lins
Reprodução/Whatsapp
Chuva é registrada em Bonito - FOTO:Reprodução/Whatsapp
Tião Siqueira/JC Imagem
Ruas de Olinda ficaram alagadas após fortes chuvas durante a madrugada deste domingo (14) - FOTO:Tião Siqueira/JC Imagem
Reprodução/Whatsapp
Chuvas em PE - FOTO:Reprodução/Whatsapp
Cortesia/Joelmyr Lins
Ribeirão, na Zona da Mata - FOTO:Cortesia/Joelmyr Lins
Reprodução/Whatsapp
Chuvas em Pernambuco - FOTO:Reprodução/Whatsapp