Manancial

Barragem do Prata atinge 100% da capacidade e começa a sangrar; veja vídeo

Manancial tem capacidade para armazenar 42 milhões m³ de água

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/06/2020 às 10:39
Divulgação/Compesa
FOTO: Divulgação/Compesa

A Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco, atingiu 100% da capacidade e começou a sangrar, na manhã desta terça-feira (23).

O manancial começou a verter por volta das 9h15. Trata-se do momento em que a barragem transborda e a água começa a escorrer pelo paredão.

Construído em 1998, o manancial tem capacidade de armazenar 42 milhões m³ de água e abastece cidades do Agreste como Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha.

O vertimento de barragens gera alegria aos moradores da região, frequentemente impactados pela seca. As chuvas das últimas semanas contribuíram para encher o reservatório.

Veja o vídeo:

Outras barragens

O mesmo ocorreu com outras barragens da região. Em Belo Jardim, a Barragem de Pedro Moura está com 99,93% da capacidade (34 milhões m³) e a água já começa a escorrer em alguns pontos do paredão.

A de Serro Azul, em Palmares, está com 30,34% (91 milhões m³). A Barragem de Jucazinho, em Surubim, que no ano passado estava em colapso, acumula agora 38,62% (78 milhões m³).

Com o início do inverno, no último sábado (20), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) espera precipitações acima da média prevista.