Benefício

Saiba como consultar lista de beneficiários do auxílio emergencial

Mais de 60 milhões de brasileiros foram considerados elegíveis para receber o benefício

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/06/2020 às 16:39
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibiliza a lista de beneficiários do auxílio emergencial. Mais de 60 milhões de brasileiros foram considerados elegíveis para receber o benefício.

No portal, é possível consultar a lista das pessoas que receberam aplicando filtros como período, estado, município, valor, entre outros. No site, o usuário também pode consultar um nome específico, o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS). No caso de beneficiários do Bolsa Família, pode-se ainda fazer a consulta através do representantes familiares.

A consulta inclui os três grupos de beneficiários: Bolsa Família, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e não inscritos no CadÚnico (ExtraCad). Os dados são atualizados mensalmente, portanto, nem todas as pessoas que receberam recentemente constam no site.

Os valores que estão no Portal da Transparência são os que foram disponibilizados nas contas, mas não é possível saber se o recurso foi sacado ou não. Há também as pessoas que receberam uma parcela do recurso, mas houve algum tipo de restrição no cadastro após atualização da base de dados. Nestes casos, constam os termos "Retido: Avaliação por Divergências Cadastrais" e "Valor Devolvido à União".

Para consultar, basta acessar o site.

Auxílio recebido indevidamente

No Portal da Transparência, é possível ainda enviar denúncias sobre fraudes ou inadequação dos pagamentos do auxílio emergencial. A denúncia é enviada através da ferramenta Fala.BR para o Ministério da Cidadania.

Como devolver o auxílio

Você pode devolver o dinheiro através do site. Para isso, deve informar o número do CPF. Será gerada uma guia com o valor integral recebido. É necessário selecionar a opção de pagamento.

Se a opção escolhida for o pagamento no Banco do Brasil, é só selecionar a opção “Não sou um robô” e clicar em “Emitir GRU”.
Se você optar por pagar em outro banco, é preciso informar o endereço, de acordo com as informações pedidas após selecionar “em qualquer banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em “Emitir GRU”.

É possível fazer o pagamento em internet banking, caixa eletrônico e guichê de caixa.