Doença

Pernambuco confirma 382 novos casos da covid-19 nesta terça

Número de mortos desde o início da pandemia é de 4.829

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/06/2020 às 14:28
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nesta terça-feira (30) 382 novos casos de infecções pelo novo coronavírus (covid-19).

Destes, 240 (63%) são casos leves, de pacientes que não precisaram de internamento hospitalar. Outros 142 (37%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

No total, o Estado tem 58.858 casos confirmados (19.496 graves e 39.362 leves). Foram confirmados ainda 47 óbitos, que ocorreram desde o dia 3 de maio. Desta forma, o número de mortos desde o início da pandemia é de 4.829.

Sintomas e prevenção

A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.