Atualização

Auxílio emergencial: Caixa explica motivo de instabilidade no Caixa Tem

Usuários reclamaram da demora para conseguir acessar o aplicativo

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/07/2020 às 11:07
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal (CEF) explicou o que causou instabilidade no aplicativo Caixa Tem para os beneficiários do auxílio emergencial. Em uma semana em que houve vários pagamentos do auxílio, muitos usuários reclamaram da dificuldade para acessar a ferramenta.

O vice-presidente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, revelou que o acúmulo na atualização da base de dados, realizada no início de cada mês, provocou os problemas no aplicativo. Segundo ele, as atualizações já foram encerradas e a ferramenta, normalizada.

Veja como transferir o auxílio emergencial do Caixa Tem para carteiras digitais

Auxílio emergencial: veja como usar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro

A Caixa explicou que as bases de dados são atualizadas no período noturno, consumindo dados no sistema da instituição financeira. Há ainda o processamento de folhas de pagamentos do serviço público federal de alguns estados e municípios de empresas privadas. Com isso, o tempo de atualização aumenta no último dia útil de cada mês e primeiro do dia seguinte.

Desta forma, o processo estende-se até o início da tarde do dia seguinte. O banco atualiza ainda as bases de dados das contas poupanças digitais, o que provocou o congestionamento no Caixa Tem. O aplicativo, que gera uma fila de espera de aproximadamente um minuto, registrou fila de uma hora no dia 1º e 2 de julho.

Quarta parcela do auxílio emergencial para o Bolsa Família começa a ser paga em julho; veja datas

Como transferir o auxílio emergencial para outra conta? Confira

"Nesse fim de mês, tivemos uma [atualização] mensal muito grande por causa do processamento das folhas de pagamento de governo, do setor privado e de todas as bases de dados que precisam ser atualizadas a cada mês. Quando esse fenômeno acontece no meio de uma semana, não temos o que a gente chama de reação do fim de semana para o processamento. Então existe um consumo excessivo de dados e de equipamentos", explicou Salituro.

Veja no vídeo:

Caixa Tem

As pessoas que recebem o auxílio emergencial através da Poupança Social Digital Caixa precisam baixar um aplicativo no celular para conseguir movimentar o dinheiro. A partir da data de recebimento, só é possível utilizar os recursos desta forma, até chegar a data do saque.

Para baixar o aplicativo, você precisará acessar a loja virtual do sistema operacional do seu celular. No caso de Android, a Google Play Store e no caso do iOS, a App Store. Veja o passo a passo.