Vereadores

Câmara de Caruaru aprova projeto proibindo corte de água e energia na pandemia

Serviços essenciais não poderão ser cortados por falta de pagamento

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/07/2020 às 10:36
Vladimir Barreto Rodrigues/Divulgação/Câmara de Caruaru
FOTO: Vladimir Barreto Rodrigues/Divulgação/Câmara de Caruaru

A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, aprovou nessa quinta-feira (2) o projeto de lei nº 8537/2020, que prevê que os serviços de água e energia não possam ser cortados por falta de pagamento durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Apresentado pelo vereador Daniel Finizola (PT), o projeto diz ainda que a suspensão dos cortes deve ser mantida durante o estado de calamidade pública por causa da emergência sanitária provocada pelo novo coronavírus. A medida é válida para imóveis residenciais e comerciais.

A suspensão do corte, porém, não irá cancelar os débitos. Após o fim da pandemia, as empresas deverão garantir o direito de renegociação para que os consumidores quitem as dívidas.

Prevenção

O objetivo do projeto é garantir o acesso da população da cidade aos serviços essenciais durante a crise econômica causada pela pandemia. O vereador defendeu, durante a sessão, que o acesso a água e energia garantem o cumprimento das recomendações de higienização e isolamento social para prevenir a contaminação.