Retomada

Academias terão reabertura antecipada no Recife

Decisão foi tomada após protestos de empresários e profissionais de educação física

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 04/07/2020 às 13:09
Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Cirio Gomes/TV Jornal

Depois de protestos de empresários e profissionais de educação física, o governo de Pernambuco anunciou que a reabertura de academias no Recife será antecipada. Antes, a retomada do setor seria na oitava etapa do Plano de Convivência e agora passou para a sexta.

A retomada deve ocorrer no próximo dia 13 de julho ou no dia 20, dependendo do número de casos do coronavírus em Pernambuco.

Uma reunião foi realizada entre representantes do setor e o secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo para dialogar sobre a reabertura das academias. Segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), Lúcio Beltrão, o governo disse que os estabelecimentos estão agora na sexta etapa e as atividades da quinta etapa voltarão na segunda-feira, dia 6 de julho.

"O pessoal do governo sempre trata a gente bem, com educação, mas a gente nunca tinha recebido uma resposta de data. Ficaram dizendo que haveria a antecipação, inicialmente a gente está na oitava fase. E ele antecipou que estamos na sexta etapa e na próxima segunda-feira começa a quinta etapa, dia 6 de julho. Possivelmente, se tudo estiver tranquilo, a sexta etapa iniciará no dia 13 de julho. Se tiver alguma dúvida sobre a pandemia, se está piorando ou não, pode postergar para o dia 20. Nós estamos na sexta etapa de acordo com o protocolo do governo, que coincide com o dia 13 ou 20", explicou o dirigente.

Mais atividades econômicas são liberadas na próxima segunda

A partir da próxima segunda-feira (6), as Geres do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII) entrarão na quinta etapa do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. Estarão liberados os serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários. 

As praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas receberão a retomada de esportes individuais ao ar livre (exceto lutas). O anúncio foi feito pelo Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. A reabertura deve seguir o Protocolo Geral do Estado.