Pandemia

Covid-19: "São mais de 700 pessoas internadas ainda em UTI em PE", diz secretário estadual de saúde

André Longo alertou para o número alto de pacientes com a doença que continuam em UTI

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/07/2020 às 9:20
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, alertou para o alto número de pacientes com coronavírus que continuam em UTI em Pernambuco. A informação foi divulgada na noite dessa quarta-feira (29) durante uma webconferência do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pernambuco (Sindhospe).

“Temos mais de 700 pessoas internadas ainda em UTI aqui no Estado”, disse o secretário sobre os paciente com suspeitas ou com diagnóstico de coronavírus confirmado.

A taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI está em 73% em Pernambuco atualmente. São 848 vagas da rede estadual e 342 da municipal (Recife).

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta Pernambuco como o segundo Estado em ampliação da rede hospitalar. Foram criados 2.697 novos leitos para o enfrentamento da doença.

“O controle absoluto da epidemia só será possível com a vacinação. Reconhecemos o esforço de todos. Ainda é um momento delicado, pois permanece a transmissão sustentada do vírus em nosso Estado”, complementou o secretário.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou, nessa quarta-feira (29), 1.858 novos casos da covid-19. Destes, 112 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.746 (94%) são casos leves, de pessoas que não precisaram ser internadas e estavam já curadas ou na fase final da doença.

Desde a chegada do novo coronavírus no estado, já são 91.536 casos confirmados, sendo 23.249 graves e 68.287 leves. Da terça para a quarta, foram confirmados ainda 63 óbitos, ocorridos desde 1º de maio. Pernambuco totaliza, portanto, 6.484 mortes pela covid-19.