Atividades econômicas

Bares e restaurantes de Caruaru se preparam para reabertura na segunda

Funcionamento dos estabelecimentos deve ser das 6h às 20h

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/07/2020 às 16:51
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Com o avanço da região Agreste de Pernambuco para a sexta etapa do Plano de Convivência Com a Covid-19, a cidade de Caruaru poderá reabrir bares, restaurantes, academias e outros serviços na próxima segunda-feira (03/08). Por causa disto, os estabelecimentos se preparam para voltar a receber os clientes seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19.

"Bares e restaurantes só podem funcionar de 6h às 20h, com 50% da capacidade. Se o restaurante tem 20 mesas, terá que funcionar com 10, e assim por diante. Vai ter que ter o distanciamento de 1,5 metro entre uma mesa e outra, tem que ter no máximo até 10 pessoas por mesa, se essa mesa for de todo mundo conhecido", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Teixeira.

Além disto, os espaços não podem ter música ao vivo e o som ambiente só pode ser de até 35 decibéis. "A gente está acelerando o passo para deixar o espaço completamente seguro, seguindo todos os protocolos de álcool em gel, tapete de higienização das solas dos sapatos e outros protocolos internos para dar o conforto e a segurança que os clientes precisam para voltar a frequentar esses espaços", disse o proprietário de um restaurante da cidade, Raul Chalegre.

As academias também poderão voltar na segunda, com a obrigatoriedade de seguir protocolos específicos. Só pode haver uma pessoa a cada 10 metros quadrados da academia e é preciso agendar horário.

A academia Gymbox instalou divisórias de acrílico para separar os alunos e o espaço foi ampliado para garantir o distanciamento. "Fazem 135 dias que nós estamos com nossas atividades interrompidas, então foi o momento que a gente aproveitou para se preparar muito bem para esse retorno. Fizemos uma obra de adaptação, aumentando 20% da área de treino para dar maior conforto e segurança ao cliente", detalhou o proprietário, Hugo Nunes.

O comércio e locação de veículos poderá funcionar com 100% da capacidade a partir de segunda. Os serviços de escritório poderão atuar com 50%.