Tecnologia

Robô atualiza dados sobre a covid-19 nos bairros de Petrolina

População pode conversar com o robô para obter informações sobre a saúde na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/08/2020 às 9:57
Divulgação/Robô Petro
FOTO: Divulgação/Robô Petro

Um pesquisador de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, lançou um sistema que responde automaticamente os dados da covid-19 nos bairros da cidade. A ideia de Alan da Silveira foi unir a tecnologia, o acesso à informação e a acessibilidade.

Para conversar com o robô Petro, basta acessar a plataforma e enviar para o chatbot o nome do bairro. O robô responde com os números mais atualizados divulgados pela prefeitura. A plataforma também fornece informações como a curva de casos em Petrolina e a ocupação dos leitos nos hospitais.

"É um dos primeiros sistemas nesse formato no Nordeste, a gente fez essa inovação, e o sistema é um chatbot. Todos os bairros que têm casos confirmados de covid estão no sistema", explicou o pesquisador Alan da Silveira, em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

Para Alan, através do robô, é possível obter as informações que estavam "soltas" de forma mais fácil e rápida. O robô está disponível no site: www.alandasilveira.com/robobairros. Também no site, é possível ler algumas dicas de como enviar a mensagem no chat para que o robô responda da forma correta.

Atualizações

O sistema está em fase de testes para que outras informações sejam disponibilizadas. A ideia é incluir outros dados da saúde de Petrolina, o orçamento simplificado e educação cidadã. Outra inovação é resposta através de áudio, para ampliar ainda mais o acesso às informações.