Saúde

Cirurgias eletivas voltarão a ser realizadas em Caruaru

Procedimentos devem retornar de forma gradual

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/08/2020 às 14:46
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Com a diminuição dos casos de coronavírus na região, os hospitais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, devem voltar a realizar cirurgias eletivas. Na rede municipal, a previsão é de que os procedimentos retornem ainda neste mês.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Indianópolis, por exemplo, são realizados os procedimentos de dermatologia; na Casa de Saúde Bom Jesus, cirurgias pediátricas. O Hospital Municipal Manoel Afonso também realiza cirurgias eletivas e deve retornar com os procedimentos em breve.

A ideia inicial é voltar com 25% da capacidade, com cirurgias que precisam de menos tempo de recuperação e internamento. Para o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, é necessário que os profissionais envolvidos e os pacientes se sintam seguros com os protocolos adotados. "A gente tem um comitê formado por infectologista, por anestesista, cirurgião, analisando cada caso para dizer se a gente pode ou não fazer a cirurgia nesse momento", disse.

Os hospitais do Governo do Estado também devem começar a voltar com cirurgias eletivas ao longo do mês. Mesmo assim, ainda é necessário tomar cuidados. "A gente vem acompanhando de alguns técnicos e médicos que atuam no Hospital Regional que a sala de recuperação está superlotada, justamente isso é que a gente tem a preocupação de pacientes ficarem nesses setores", disse o membro do conselho gestor de saúde de Caruaru, José Jerônimo.

A dona de casa Andreia Creuza está precisando fazer um procedimento para retirada de pedra na vesícula. Ela chegou a fazer os exames para ser encaminhada para a cirurgia, mas o procedimento ainda não foi realizado. "Essa semana eu fui para a UPA, fiquei internada, tomei umas injeções e soro, no outro dia de manhã voltei para casa. Me passaram um comprimido para ficar tomando em casa, alivia um pouco, mas fica doendo", lamentou. Na semana passada, ela chegou a dar entrada duas vezes na UPA 24h por causa das dores.

Veja na reportagem do "Povo na TV", da TV Jornal Interior: