Votação

Jair Bolsonaro receberá título de cidadão de Petrolina

Câmara de Vereadores aprovou projeto nessa terça-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/08/2020 às 11:43
Divulgação/Alan Santos/Presidência da República
FOTO: Divulgação/Alan Santos/Presidência da República

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deve em breve se tornar cidadão petrolinense. A Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, aprovou nessa terça-feira (4) a concessão do título a Bolsonaro. O projeto de decreto legislativo nº 026/2019 é de autoria do vereador Elias Jardim (DEM).

Durante a sessão ordinária dessa terça, o vereador Elias Jardim afirmou que vê o momento como oportuno para a concessão do título de cidadão ao chefe do Executivo federal. Foram 18 votos a favor e três contra.

O parlamentar vê o Governo Federal como parceiro da gestão municipal, ao liberar recursos para obras de infraestrutura. "São muitos os investimentos do Governo Federal em Petrolina, quero aqui já agradecer os colegas vereadores que estão registrando o voto a favor", disse.

Elias Jardim também elogiou a atuação do presidente: "O Governo Jair Bolsonaro é um governo sério, que nem rouba e nem deixa roubar, seus ministros são pessoas competentes, técnicos, e tem dado certo esse grande governo que o Brasil está vendo nesse momento".

A entrega do título ao presidente ainda não foi marcada. Apesar disto, no início de julho, Bolsonaro revelou em uma live nas redes sociais que visitaria Petrolina em breve, para anunciar a ampliação da área do perímetro irrigado.

O vereador Elias Jardim chegou a apresentar este projeto em maio do ano passado, quando Bolsonaro estaria na cidade, mas acabou retirando a matéria da pauta. Na ocasião, ele explicou que não tinha garantidos os dois terços necessários para a aprovação.

Eleições

Nas eleições de 2018, o presidente Jair Bolsonaro obteve 31,97% dos votos em Petrolina. O adversário dele, Fernando Haddad, obteve 68,03% na cidade.