Economia

Petrolina e Salgueiro poderão reabrir bares, restaurantes e academias

Decisão é válida para 14 municípios circunvizinhos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/08/2020 às 17:04
Reprodução/Youtube
FOTO: Reprodução/Youtube

As gerências regionais de saúde de Petrolina e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, poderão reabrir bares, restaurantes e academias a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa do Governo do Estado nesta quinta (20). O horário de funcionamento permitido para os restaurantes é das 6h às 20h.

A decisão engloba 14 municípios: Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante (7ª Geres) e Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (8ª Geres).

Estas cidades são as únicas que avançam no Plano de Convivência com a Covid-19 na próxima semana. A Macrorregião 1, que inclui a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata, continua na etapa 7. As macrorregiões 2 e 3, que incluem o Agreste e parte do Sertão, seguem na etapa seis. A macrorregião 4 terá as Geres de Petrolina e Salgueiro na etapa 6 e a Geres de Araripina na etapa 4.

O secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Bruno Schwambach, anunciou ainda que o comércio de praia será liberado na etapa 8, que será a próxima a entrar em vigor na RMR, ainda sem data para começar. O secretário do Trabalho e Qualificação, Alberes Lopes, anunciou ainda uma linha de crédito de até R$ 3 mil para os comerciantes da faixa de areia.

O secretário de Educação e Esportes, Frederico Amancio, anunciou que a partir de segunda será liberado o treinamento dos esportes coletivos para atletas federados acima dos 12 anos de idade.

Queima de etapas

O secretário estadual de Saúde, André Longo, criticou municípios que apresentaram decisões contrárias ao que determinam os decretos estaduais. Longo apontou que em Garanhuns, houve ampliação do horário de bares e restaurantes por parte do prefeito Izaías Régis sem o aval do Estado.

Segundo ele, houve aumento expressivo dos casos graves do novo coronavírus na região. "Essa queima de etapas no Plano de Convivência pode colocar toda a sociedade em perigo, e é uma atitude que pode acabar nos fazendo dar passos para trás", disparou.

Apesar de não ter sido citado pelo secretário, houve ainda o caso de Cabrobó, cujo prefeito, Marcílio Rodrigues, autorizou a reabertura de bares e restaurantes antes da liberação do governo estadual.