Entrevista

Trainer dá dicas sobre como se recolocar no mercado de trabalho

Manuela Melo deu orientações sobre emprego e carreira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 29/08/2020 às 12:21
Pixabay
FOTO: Pixabay

A trainer em Programação Neurolinguística (PNL) Manuela Melo deu várias orientações sobre emprego e carreira durante entrevista ao programa Cotidiano, da TV Jornal Interior. A crise causada pela pandemia da covid-19 fez com que algumas pessoas perdessem o emprego.

Para Manuela, as pessoas ficam assustadas com a "surpresa negativa" e não tomam as melhores decisões. De acordo com ela, é preciso que se tome consciência de que o momento ruim vai passar. É necessário ainda ter atitude e não parar de buscar formas de ganhar renda.

Além de entregar currículos em várias empresas, a trainer orienta que as pessoas procurem o apoio de amigos e colegas, o que aumenta a probabilidade de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para ela, aqueles que se arriscam com o empreendedorismo também podem acabar se tornando grandes empresários, que costumam surgir das crises: "É natural em processos de crises as pessoas começarem a empreender e ter resultados maravilhosos. Não é fácil, empreender é um desafio, você percebe que só depende de você".

A pandemia também trouxe uma necessidade de adaptação a alternativas que não eram percebidas antes. Muitas empresas do comércio, por exemplo, perceberam agora a internet como um canal de vendas. "Fica o aprendizado. Houve perdas, mas fica a lição", diz.

Capacitação

Buscar cursos da área de atuação também auxilia no momento de tentar conseguir um emprego. "Muitos estão se qualificando e eu tenho certeza que essas pessoas vão conseguir se colocar no mercado de maneira muito mais rápida do que outras", afirma a trainer. "Eu costumo dizer que sorte é a união da oportunidade com o preparo, então eu desejo muita sorte a todos".

Outra dica de Manuela é se espelhar em alguém que você gosta e que conquistou o que você almeja. "Começa a entender como a pessoa pensa, como chegou ali, quais processos ela utilizou. O sucesso deixa rastros, a pessoa teve uma forma de fazer. Quando você entende, consegue adaptar ao seu jeito".