Futebol

Confira os preparativos dos times da 2ª Divisão do Pernambucano

Ao todo, 13 clubes, do Sertão ao Litoral, estarão disputando a competição

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 11/09/2020 às 14:11
FPF/Divulgação
FOTO: FPF/Divulgação

O Campeonato Pernambucano 2020 da Série A2 terá o seu pontapé inicial dado, no próximo dia 18 de outubro, e os times participantes já se encontram em preparativos na busca pelo tão almejado acesso para a elite do futebol estadual. Ao todo, 13 clubes, do Sertão ao Litoral, estarão disputando a competição, que ainda não teve a sua tabela divulgada.

De acordo com o regulamento, a 2ª Divisão contará, na primeira fase, com três grupos. Íbis, América, Cabense, Ferroviário e Vera Cruz irão compor a chave A; Ipojuca, Timbaúba, Centro Limoeirense e Porto a chave B, além de 1º de Maio, Sete de Setembro, Pesqueira e Ypiranga no grupo C. A competição será disputada por jogadores de até 23 anos, sendo permitida a presença de até cinco atletas por jogo acima deste limite de idade.

Segundo a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), a composição das equipes nas chaves foram realizadas de acordo com a localização da sede de cada uma. Na etapa inicial ocorrerão partidas no sistema ida e volta dentro de cada grupo.
Ao término das rodadas, os dois clubes de melhor classificação avançarão para um hexagonal com confrontos apenas de ida. Nele, os dois clubes que obtiverem a maior pontuação garantirão a vaga na Série A1, sendo definidos o vice e o campeão, respectivamente, o segundo e o primeiro colocado desta fase.

Dos 13 clubes participantes, nove, em algum momento da história do Campeonato Pernambucano, já atuaram na Série A1. Conforme dita a tradição, mais uma vez, a disputa da 2ª Divisão promete ser bastante acirrada. Sendo assim, para você que gosta de acompanhar a A2, confira como andam os preparativos dos times da 2ª Divisão do Pernambucano

Porto

Destaque no futebol nacional como um dos grandes formadores de jogadores da região do Nordeste, o Porto iniciará os treinamentos visando a Série A2 2020, no próximo dia 21 de setembro. Na competição, o Gavião do Agreste terá o comando do técnico Alexandre Lima, bem como terá o seu elenco composto por vários atletas formados no Ninho do Gavião. Dentre os cinco jogadores acima de 23 anos, o clube já anunciou o retorno do volante Mardley, que acumula passagens pelo Flamengo de Arcoverde, Salgueiro e Sport.

Pesqueira

Com apenas 14 anos de fundação, o Pesqueira é outra equipe do Agreste, que possui participações no Campeonato Pernambucano da Série A1. Na temporada de 2017 se sagrou campeão da 2ª Divisão e, agora, planeja reeditar a excelente campanha obtida há três anos. Para isso, a Águia contratou o técnico André Carlos, bem como já anunciou um "pacotão" de reforços composto por oito atletas. Dentre eles, destaque para o atacante Raniel, de 26 anos, que passou pelo Decisão de Bonito e foi formado na categoria de base do próprio Pesqueira. Além do atacante, também vestirão a camisa da equipe na A2 2020: os laterais Walisson e Junior; os volantes Patrick Abreu e Arli; o meia Júlio César, além dos atacantes Vinícius e Ederson Luís.

Ypiranga

Dono de boas campanhas na história do Estadual da 1ª Divisão, o Ypiranga vem se movimentando bastante fora de campo para tentar retornar à elite do futebol pernambucano. Para isso, contratou o técnico Zé Roberto, que acumula passagem pela categoria de base do Náutico, bem como em equipes do futebol norte-americano. Sua principal aposta para o ataque é o experiente Fagner, de 32 anos, que já passou pelo Sport, Ponte Preta, Mirassol, Salgueiro, além da própria Máquina de Costura. Os treinamentos no Estádio Otávio Limeira já foram iniciados.

Sete de Setembro

A principal força do futebol de Garanhuns, na região Agreste, promete dificultar ao máximo as vidas de seus adversários na competição. No seu banco de reservas, o Sete de Setembro contará com o comando do experiente técnico Cícero Monteiro, que já disputou vários pernambucanos como técnico do Salgueiro, Petrolina, Araripina, dentre outros clubes. Já foram anunciados como reforços do Sete para Série A2: o goleiro Igor Leonardo, os zagueiros Alenilson, Herculys Piauí, Mateus Vitor e Yuri Mello; os laterais William Luz e Léo Santos, os volantes Maurício Júnior, Vinny Cavalcante e Aliffi Girafa; o meia Kássio, além dos atacantes Juninho Gomes, Jonatas Alagoano, Roger Alencar e Jackson Oliveira.

Vera Cruz

Na temporada em que se encontra comemorando os seus 60 anos de fundação, o Vera Cruz, de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, vem apostando em nomes do cenário local para tentar voltar a figurar na Série A1. Para esta 2ª Divisão, o Galo das Tabocas anunciou a contratação do técnico Jamesson Andrade, que já havia atuado como treinador da equipe, bem como do goleiro Victor Stangari. Também chegaram para reforçar por empréstimo a equipe de Vitória, em uma parceria firmada com o Retrô, os zagueiros Vitor Leão e Caio Uchôa, o lateral-esquerdo Eduardo Ferraz, o volante Paulo Júnior, o meia Gabriel Henrique, além do atacante Vinícius Otacílio.

Centro Limoeirense

Representante de Limoeiro, no Agreste do Estado. o Centro Limoeirense foi vice-campeão da A2 na temporada 2018 e vai buscar o acesso para 1ª Divisão, em 2020, tendo como treinador Ricardo Xavier. Com passagens por vários clubes do interior do Estado, a exemplos de Vitória, Cabense e do Serrano, Xavier realizou várias indicações para a formação do elenco alvirrubro. Chegaram com o aval do treinador o zagueiro Davis, o volante João Guerreiro, o meia Breno, além do atacante Miranda.