Retomada

Ministério aprova retorno de 30% da torcida nos estádios brasileiros

A expectativa é de que tal medida seja implantada, já a partir do próximo mês de outubro

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 22/09/2020 às 16:21
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

De acordo com informação publicada, nesta terça-feira (23), pelo jornal “O Globo”, o estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a ideia de retomada de até 30% da torcida nos estádios do país foi aprovada, esta semana, pelo Ministério da Saúde.

A expectativa é de que tal medida seja implantada, retorno de 30% da torcida, já a partir do próximo mês de outubro, em partidas válidas pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, bem como pela Copa do Brasil.

“Nesta etapa inicial, a abertura ocorrerá para até 30% da capacidade dos estádios para os torcedores (podendo ser aumentado esse percentual, em momentos posteriores), conforme decisão do gestor local, que, dentre outros aspectos, levará em consideração a variação da curva epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional”, explicou, através do ofício, o Ministério da Saúde.

Protocolos

Também de acordo com o Ministério da Saúde, os clubes deverão estabelecer protocolos com as autoridades locais “envolvendo os setores de segurança pública, saúde e outros necessários para sua implementação e fiscalização”. “O principal objetivo é zelar pela saúde física e mental, assim como pelo bem-estar de todos os envolvidos no espetáculo, mediante o cumprimento de diretrizes das autoridades competentes”, finalizou o ofício.