Mistério

Casos de sementes misteriosas crescem no Brasil

O ministério está recomendando a população para não abrir encomendas recebidas pelos Correios com este tipo de produto

Pedro Augusto
Pedro Augusto
Publicado em 02/10/2020 às 10:39
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

O caso de recebimento de pacotes de sementes não demandadas vem aumentando, nos últimos dias, no território nacional. Conforme divulgou o Ministério da Agricultura, na quinta-feira (1º), além do Distrito Federal, passou de oito para 17 o quantitativo de estados, que relataram o envio do produto de forma não solicitada.

As unidades federativas são: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

“Até o momento, ainda não é possível apontar os riscos envolvidos”, afirmou, por meio de nota, o Ministério da Agricultura, que já recebeu 181 amostras, todas originárias de países asiáticos como China e Malásia e da região administrativa chinesa Hong Kong.

Recomendações

O ministério está recomendando a população para não abrir encomendas recebidas pelos Correios de pacotes de sementes misteriosas. Caso o destinatário venha a receber tal produto do exterior, a pasta federal solicita que seja feita o repasse do produto para uma das unidades do Ministério da Agricultura no estado de sua origem.

Fraude

Este fenômeno, que também já foi registrado em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros, ainda não tem uma explicação definitiva, porém a suspeita é de que se trata de uma prática conhecida como "brushing", que corresponde essencialmente, ao envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas.