Doença

Peste suína é registrada em estado do Nordeste

O caso foi registrado, no município de Parnaíba, no norte do Piauí, na região Nordeste, em um criatório de suínos para subsistência

NE 10 Interior
NE 10 Interior
Publicado em 06/10/2020 às 10:48
Pixabay
FOTO: Pixabay

Um foco de Peste Suína Clássica foi confirmado, na segunda-feira (05), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O caso foi registrado, no município de Parnaíba, no norte do Piauí, na região Nordeste, em um criatório de suínos para subsistência.

"A ocorrência já foi notificada pelo Ministério à OIE e não há justificativas para restrições ao comércio internacional de suínos e seus produtos. O último foco de PSC no Piauí foi encerrado em novembro de 2019", afirmou a pasta por meio de nota.

Interdição

O ministério informou ainda que a propriedade em que se identificou o foco da doença foi interditada e o serviço veterinário estadual está adotando os procedimentos determinados pela pasta para eliminação do foco, incluindo sacrifício dos suínos e desinfecção da propriedade afetada, além de investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos.

Conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, a Peste Suína é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos e javalis. Não oferece riscos à saúde humana e não tem impacto na saúde pública.

Com informações do JC