Recomendação

Governo Federal alerta a não abrir pacotes de sementes misteriosas

Um total de 258 pacotes contendo estes tipos de sementes foram encaminhados à pasta pela população

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 07/10/2020 às 11:42
Divulgação/Mapa
FOTO: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento está recomendando a população para não abrir encomendas recebidas pelos Correios de pacotes de sementes misteriosas. Caso o destinatário venha a receber tal produto do exterior, a pasta federal está solicitando que seja feita o repasse do produto para uma das unidades do ministério no estado de sua origem.

De acordo com informações do ministério, até o presente momento, um total de 258 pacotes contendo estes tipos de sementes foram encaminhados à pasta pela população. Nas amostras inspecionadas foram identificados tanto fungos como bactérias. Vinte e quatro estados, além do Distrito Federal já registraram o envio do produto.

“Estamos falando de um material que não foi solicitado, não tem controle, não sabemos direito a origem e pode introduzir na nossa agricultura pragas, pode ter plantas daninhas de impacto negativo, pode introduzir fungos, bactérias. É importante a colaboração população de, ao receber esse material, encaminhar aos órgãos de agricultura”, disse o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal.

Mais alertas

A pasta federal vem alertando para as recomendações a serem adotadas nos casos de recebimento de sementes misteriosas. Evite jogá-las no lixo, no vaso sanitário ou descartá-la em qualquer ambiente, porque correm risco de germinar e se propagar sem nenhum controle.

Essas sementes, ou outras partes de plantas, podem ser de ervas daninhas, que se espalham sem controle. Ou mesmo podem conter vírus, fungos ou bactérias, capazes de infectar e provocar danos à nossa produção vegetal. As sementes também não devem ser plantadas, pois ainda não são conclusivos os estudos sobre o material.