Educação

MEC treinará 300 mil professores em cursos online de capacitação

Temáticas serão ligadas ao ensino mediado por tecnologias

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/10/2020 às 12:57
Andrea Rego Barros/ PCR
FOTO: Andrea Rego Barros/ PCR

O Ministério da Educação (MEC) está lançando um projeto voltado para professores da educação básica e alunos de licenciatura. Ao todo, serão ofertadas 300.000 vagas em cursos online gratuitos de capacitação. As temáticas serão ligadas ao ensino mediado por tecnologias.

Os cursos devem ser oferecidos ainda este ano e no próximo. As vagas foram abertas nesta quinta-feira (15) e os interessados têm até 30 dias corridos para se inscrever ou até o esgotamento das vagas.

“A pandemia de COVID-19 afetou a maioria das instituições de educação do país, levando os professores a adaptar as aulas presenciais para a modalidade virtual. O objetivo dos cursos, portanto, é auxiliar os profissionais de educação com uma capacitação voltada para novas tecnologias e principalmente às novas didáticas”, diz o ministro Milton Ribeiro.

Um dos cursos, “Como Produzir Videoaulas”, terá 25 horas de duração, e ensinará técnicas básicas para produção de aulas virtuais. O segundo curso, “Mediação em EaD”, terá 30 horas e mostrará aspectos ligados ao trabalho da tutoria na educação a distância, funções do professor/tutor e competências para trabalhar em cursos mediados por tecnologias.

O terceiro curso, “Desenho Didático para o Ensino On-Line”, tem 50 horas de duração e abordará o planejamento, mediação e instrumentos avaliativos para educação on-line.

O quarto curso é o “Multimeios em Educação”, com 60 horas de duração, será focado no uso da tecnologia como recurso didático no processo educacional. Também estará disponível o curso “Psicologia na Educação”, também com carga de 60 horas de duração.

*Com informações da Veja