Clima

Sertão de Pernambuco continua com altas temperaturas e umidade baixa

Apac emitiu alerta sobre cuidados com a saúde

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/10/2020 às 14:15
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O Sertão de Pernambuco e o Sertão do São Francisco seguem registrando altas temperaturas e baixa umidade nesta quarta-feira (21). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a região tem céu claro sem chuvas.

Nesta quarta, as temperaturas variam entre 17°C e 37°C no Sertão pernambucano e de 20°C e 40°C no Sertão do São Francisco (que inclui cidades da Bahia). Toda a região também registra umidade baixa, o que pode ocasionar problemas de saúde. A Apac emitiu um alerta informando sobre a presença de uma massa de ar seco sobre o Estado.

Saiba importância de manter hidratação em dia nesta época de calor

Veja dicas de prevenção nesta época de muito calor

De acordo com a Apac, de terça-feira (20) até a próxima segunda (26), a umidade relativa do ar deve atingir valores próximos a 20% no período da tarde. Os problemas decorrentes da baixa umidade do ar incluem complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas, entre outros.

Cuidados

Com a umidade entre 20% e 30%, as pessoas precisam ficar em estado de atenção, evitando exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificando o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, entre outros. A orientação também é permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, entre outros. É recomendado consumir muita água.