Economia

Desemprego entre mulheres no Brasil chega a 17%

Aumento da desocupação está ligada ao fim do repasse do auxílio emergencial, além do habitual retorno dos brasileiros à procura por postos de trabalho

NE 10 Interior
NE 10 Interior
Publicado em 23/10/2020 às 16:37
Marcello Casal/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal/Agência Brasil

Segundo dados da Pnad Covid, que foram divulgados nesta sexta-feira (23), mulheres, negros, nordestinos e jovens estão entre os mais atingidos pelo recorde de desemprego registrado em setembro. 

De acordo com especialistas, o aumento da desocupação está ligada à queda, bem como ao fim do repasse do auxílio emergencial, além do habitual retorno dos brasileiros à procura por postos de trabalho, com o relaxamento da quarentena. Entre as mulheres, a taxa de desocupação chegou a 16,9% em setembro, maior que a dos homens (11,8%). 

Taxa

A taxa de desemprego no Brasil subiu de 13,6% em agosto para 14,0% em setembro, a maior da série histórica da Pnad Covid, com 13,5 milhões de desocupados. 

"A taxa de desemprego entre mulheres é historicamente maior, mas o contexto de pandemia intensificou essa desigualdade entre homens e mulheres", observou Thiago Xavier, economista da Tendências Consultoria.

Com informações da Folhapress