Saúde

Obesidade infantil gera riscos de saúde para a vida toda

Crianças com obesidade podem se tornar adultos doentes, alertam especialistas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2020 às 13:55
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A obesidade infantil é um problema que afeta muitas crianças no Brasil. O problema é provocado pelo consumo excessivo de doces e alimentos gordurosos, e a falta de atividades físicas.

A nutricionista Lívia Sousa explica que o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar e industrializados pode fazer com que a criança se torne um adulto doente. "A gordura saturada se fixa na parede das nossas veias e vasos sanguíneos. O sódio pode causar uma retenção de líquido no nosso corpo, aumentar a pressão, causar falência aos rins, principalmente se a pessoa tiver alguma pré-disposição", explica. Segundo a especialista, o ideal é que as pessoas deem prioridade a uma alimentação natural, priorizando frutas e legumes.

O estudante João Guilherme, 11 anos, já estava um pouco acima do peso e engordou mais ainda durante o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, o que deixou os pais preocupados. Após uma mudança de hábitos, ele começou a comer mais frutas e a praticar exercícios físicos. "É muito bom para a autoestima, para a saúde, é bom para tudo, então eu estou adorando essa experiência nova", disse o menino.

Com as alterações da rotina, o pai dele, o empresário Jerlandy Macedo já vê a evolução na saúde: "Ele está dormindo melhor, acordando bem. Antes ele vinha um pouco cansado, hoje está bem melhor, está gostando também", avalia.

A prática de exercícios físicos é liberada para as crianças, mas precisa de um acompanhamento profissional. De acordo com o personal trainer Rodrigo Gama, muitos dos pequenos deixaram de praticar atividades brincando na rua, por exemplo. "Devido à violência, o medo dos pais, o instinto protetivo, as crianças não estão mais podendo vivenciar tudo isso, então no âmbito da academia ela vai poder fazer trabalho de força, correr, estimular as capacidades necessárias", apontou.