Eleições

Na Rádio Jornal, candidatos à prefeitura de Petrolina fazem debate propositivo e de ataques ao atual gestor

Miguel Coelho não compareceu ao debate

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/10/2020 às 12:54
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) deu início nesta segunda-feira (26) aos debates com os candidatos à prefeitura no interior do Estado. Os prefeituráveis da principal cidade do Sertão de Pernambuco foram recebidos pela Rádio Jornal Petrolina no Hotel Nobile Suites.

Compareceram ao evento os candidatos Gabriel Menezes (PSL), Júlio Lóssio Filho (PSD), Doutor Marcos Ortopedista (Psol) e Odacy Amorim (PT), cujos partidos têm representatividade no Congresso Nacional. O atual prefeito e candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB), faltou o debate.

Ao longo de 2h nos cinco blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer perguntas uns aos outros e falar sobre propostas. O debate foi mediado pelo radialista Waldiney Passos e transmitido pela Rádio Jornal Petrolina (FM 90.5), Portal NE10 Interior, aplicativo da Rádio Jornal Petrolina e redes sociais do SJCC. O radialista Marco Aurelio e o professor Moisés Almeida fizeram perguntas aos candidatos.

A realização do evento seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, como distanciamento social, aferição de temperatura dos participantes, distribuição de máscaras, entre outros.

Para o gerente de programação da TV Jornal Interior, Diego Martinelly, o debate foi uma oportunidade tanto para os candidatos como para a população: "Foi um debate bem democrático e a gente fica feliz em poder contribuir com a sociedade de Petrolina para que no dia 15 de novembro a escolha de cada um seja assertiva".

Propostas e ataques ao prefeito

Os temas que dominaram o debate foram educação, infraestrutura, cultura, esportes e lazer, entre outros, com a apresentação de propostas pelos prefeituráveis. Apesar de não ter comparecido, o prefeito foi bastante mencionado pelos outros candidatos, com várias críticas à gestão.

O médico Marcos Ortopedista (Psol) afirmou que Petrolina está sendo governada pelo Centrão, em referência ao fato de que o pai do atual prefeito, o senador Fernando Bezerra Coelho, é líder do governo Bolsonaro. Ele afirmou que o governo municipal deve prestar serviços ao povo, e não a apenas uma classe social, e disse que, caso eleito, construirá aparelhos e fará projetos para estimular a prática de esportes e cultura na periferia.

Vereador de Petrolina, Gabriel Menezes também criticou o atual prefeito, citando supostos casos de corrupção envolvendo a gestão municipal, como fraudes em licitações. Ele chegou a chamar o gestor de "Miguel Fujão". Menezes afirmou que, se eleito, irá reduzir o número de secretarias e cortar privilégios.

Filho do ex-prefeito Júlio Lóssio, Júlio Lóssio Filho acusou o prefeito Miguel Coelho de governar apenas para aliados políticos, familiares e amigos, em detrimento do povo de Petrolina. "O chapéu da prefeitura é para cobrir a cabeça sobretudo dos que mais precisam", disparou. Na área da saúde, ele afirmou que construirá 10 unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs).

O ex-prefeito e ex-deputado Odacy Amorim criticou a situação da educação no município e assumiu o compromisso, caso eleito, de valorizar os professores e ampliar a rede escolar: "Precisa cuidar mais de gente e menos de coisas". Ele também propôs a construção de um shopping a céu aberto e de um teleférico para ampliar as opções de turismo e lazer na cidade.

Veja a íntegra do debate:

Próximos debates

O SJCC Interior realiza na próxima quinta (29), das 10h às 12h, o debate com os sete candidatos à Prefeitura de Garanhuns, das 10h às 12h, na Rádio Jornal Garanhuns. Serão recebidos o Delegado João Lins (DEM), Dr. Silvino (PTB), Paulo Camelo (PCB), Ronaldo Todinho (PROS), Sivaldo Albino (PSB), Valter Couto (Rede) e Zaqueu (PP).

Na sexta (30) é a vez dos cinco prefeituráveis de Caruaru debaterem as propostas, das 9h às 11h, na Rádio Jornal Caruaru. Foram convidados para o debate o Delegado Lessa (PP), Marcelo Gomes (PSB), Marcelo Rodrigues (PT), Raffiê Dellon (PSD) e a candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSDB).