Pesquisa

Estudo revela que morcegos praticam distanciamento social quando estão doentes

Eles interagiram com quatro morcegos a menos

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 27/10/2020 às 16:49
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que morcegos têm o costume de se distanciar uns dos outros quando estão doentes, passando menos tempo perto uns dos outros.

O distanciamento social entre os morcegos já tinha sido notado por pesquisadores em laboratório, mas agora foi comprovado em morcegos-vampiros selvagens em Belize, na América Central.

As informações foram divulgadas na revista Behavioral Ecology. Os pesquisadores monitoraram um grupo que morava em uma árvore oca. Os animais foram equipados com sensores de proximidade.

Além disto, os cientistas injetaram uma substância em 16 morcegos, para que seus sistemas imunológicos reagissem como se estivessem doentes.

Outros 15 morcegos receberam injeções de uma solução salina que não interferiram no sistema imunológico deles. Os cientistas disseram que nenhum morcego foi ferido durante o estudo.

Distanciamento

Durante o experimento, os morcegos "doentes" interagiram com quatro morcegos a menos do que os saudáveis. Os pesquisadores apontaram o costume como "distanciamento social passivo", que seria útil para evitar que a doença se espalhe.

*Com informações da BBC