Religião

Papa Francisco diz que sonha com Europa "saudavelmente laica"

Chefe da igreja católica deseja que Europa seja amiga das pessoas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/10/2020 às 16:23
Fotos Públicas
FOTO: Fotos Públicas

O papa Francisco disse em uma carta divulgada pelo Vaticano que sonha com uma Europa "saudavelmente laica, onde Deus e César sejam distintos mas não opostos". O texto foi dirigido aos líderes da igreja católica do continente.

"Uma terra aberta à transcendência, onde quem é crente seja livre para professar publicamente a fé e propor o próprio ponto de vista na sociedade", afirmou o pontífice.

Papa Francisco defende união civil entre homossexuais: "São filhos de Deus"

O chefe da igreja católica deseja que a Europa seja amiga das pessoas, e que a dignidade de todos seja respeitada, "onde a pessoa seja um valor em si e não o alvo de um cálculo econômico ou uma mercadoria".

O papa Francisco disse que a Europa é uma família de povos distintos entre si, mas unidos por uma história e destino comuns.

O religioso afirmou que a pandemia da covid-19 mostrou que ninguém pode sair adiante sozinho, e que o modo individualista de entender a vida e a sociedade "leva somente ao desânimo e à solidão".

O papa declarou ainda que o desafio ecológico inclui a escolha entre um modo de vida inclusivo "que valoriza o que foi criado e as criaturas".

*Com informações da AFP