Tecnologia

Apple é notificada pelo Procon após anunciar iPhone sem carregador

Celular não virá com carregador, nem com fone de ouvido

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 29/10/2020 às 15:48
Divulgação/Apple
FOTO: Divulgação/Apple

O Procon-SP decidiu notificar a Apple por causa da retirada dos carregadores do iPhone. A gigante de tecnologia anunciou o novo iPhone 12 sem o adaptador de tomada, e disse que a decisão tem relação com a preservação do meio ambiente.

Desta forma, os clientes precisam comprar o carregador à parte, que custa R$ 219 na loja oficial da marca. A nova versão do aparelho ainda não tem data de lançamento para o Brasil.

O Procon pediu que a empresa explique: quais as razões para a decisão comercial da empresa; qual será o custo dos dispositivos ofertados em separado; o que será disponibilizado para que o consumidor recarregue o aparelho e qual a previsão de carregamento com o novo dispositivo; se o consumidor tem alternativa para utilizar outros dispositivos com a mesma função; como se dará o atendimento em garantia.

Carregador antigo

A Apple diz que o consumidor pode usar carregadores que já tenham em casa ou comprar o acessório separadamente. Apesar disto, a porta USB dos aparelhos anteriores ao iPhone 11 é diferente.

O Procon-SP informou que a empresa pediu um prazo até 9 de novembro para responder aos questionamentos. A Apple se pronunciou sobre o assunto.