Energia elétrica

Vazão da Barragem de Sobradinho será reduzida a partir desta quarta

Diretor de operações da Chesf explica situação de Sobradinho

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/12/2020 às 7:58
Divulgação/Arquivo Chesf
FOTO: Divulgação/Arquivo Chesf

A vazão da Barragem de Sobradinho, localizada na Bahia, será reduzida para 1.100 m³/s a partir desta quarta-feira (2). De acordo com o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin de Araújo, a vazão estava em 1.700 m³/s e irá reduzir de forma gradativa.

"Há duas semanas tivemos que elevar a geração de energia da usina e isso significa sair mais água do reservatório. Mas nós fazemos toda essa operação vendo a quantidade de água que nós temos acumulada no reservatório, mas também observando os ventos da região Nordeste. Essa semana nós estamos com bons ventos no Nordeste e isso faz com que nós possamos aumentar a geração proveniente das usinas eólicas e dar uma reduzida na vazão", relatou, em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

O diretor de operações da Chesf ressaltou ainda que a bacia do São Francisco está no período úmido, e a depender da necessidade da geração de energia, a vazão poderá ser aumentada novamente.

João Henrique Franklin lembrou que o último período úmido da bacia foi bastante favorável: "Choveu bem na bacia, tanto que o reservatório de Sobradinho atingiu no final do período de chuvas 94%, chegou quase a encher completamente". Atualmente, o volume útil da Barragem de Sobradinho é de 51%.

A energia deverá ser destinada à região Sul e Sudeste. "Durante o período de seca, o Nordeste foi ajudado, recebeu energia de outras regiões do País. Agora, por conta dessa situação crítica no Sul e Sudeste, essa geração é para atender ao consumo do Nordeste e ainda fica um excedente de energia que estamos exportando".

Ouça a entrevista completa: