Eleição

Confira os nomes e perfis dos candidatos à vaga para novo chefe do MPPE

Promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três nomes

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 18/12/2020 às 16:49
Arquivo JC Imagem
FOTO: Arquivo JC Imagem

No próximo dia 4 de janeiro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará eleição para escolher o chefe da instituição para o período entre 2021 e 2023. Promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três nomes. O processo eleitoral e a apuração do resultado serão transmitidos ao vivo no canal MPPE do YouTube. As informações são do Jornal do Commercio.

Quatro candidatos se inscreveram para disputar os votos dos membros de carreira do MPPE e os três mais votados vão compor uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), a quem cabe escolher um deles para chefiar o Ministério Público no próximo biênio.

Segundo a Lei Orgânica do MPPE, podem concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça os membros do MPPE com mais de 35 anos de idade e dez anos de carreira. A novidade da votação deste ano é a adoção do sistema Votus, que permitirá a votação à distância por meio eletrônico. 

Confira o perfil de cada um dos candidatos

Promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra

Tem 25 anos de carreira de promotor de Justiça e 50 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1994. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela ASCES, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado de 1994 a 1995.

Promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho

Tem 21 anos de carreira como promotor de Justiça e 52 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1992. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Maurício de Nassau/Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE). Atuou como advogado nos anos de 1992 a 1996. Trabalhou como auditor tributário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco de 1996 a 1998 e como delegado de Polícia Civil de Pernambuco de 1998 a 1999.

Promotor de Justiça Maviael de Souza Silva

Tem 25 anos de carreira como promotor de Justiça e 49 anos de idade. Natural de Brejo de Madre de Deus, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru no ano de 1993. É especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado concursado da Prefeitura de Itapissuma de 1994 a 1995.

Promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira

Tem 15 anos de carreira como promotor de Justiça e 45 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2001 (turma 2000.2). É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), em convênio com o Ministério da Justiça/SENASP, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).

Leia a matéria completa no Jornal do Commercio