Economia

Fique por dentro das regras do saque-aniversário do FGTS

Modalidade financeira teve início de adesões em outubro do ano passado

Equipe NE10 Interior
Equipe NE10 Interior
Publicado em 28/12/2020 às 13:41
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é destinado para os trabalhadores que possuem contas ativas e inativas, com a retirada de dinheiro de forma anual. Confira, abaixo, as regras sobre essa modalidade financeira, que teve início de adesões em outubro do ano passado. As informações são do Jornal DCI.

"Na modalidade do saque-aniversário do FGTS, o trabalhador pode retirar anualmente, no mês de seu aniversário, parte do dinheiro de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. As adesões começaram em outubro do ano passado, ao passo que o início dos saques ocorreu em 2020".

"O saque-aniversário do FGTS não é obrigatório. Sendo assim, o cidadão deve fazer a migração para a modalidade. O procedimento pode ser realizado pelo aplicativo FGTS, Internet Banking da Caixa, ou ainda em agências da Caixa", acrescentou o DCI

Vale ressaltar ainda que quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS emergencial. "Trabalhadores que optaram pela modalidade do saque-aniversário não estão impedidos de sacar o FGTS emergencial. A saber, o prazo acaba em 31 de dezembro", explicou o jornal. 

O DCI também destacou como saber se o dinheiro está liberado. "Para saber se esse tipo de saque está liberado basta acessar o aplicativo do FGTS. Ao observar os valores disponíveis é possível realizar uma transferência indicando uma conta de titularidade do trabalhador. Caso o saque não seja feito dentro do prazo, o dinheiro volta para a conta do FGTS de forma automática".

Para finalizar, o Jornal DCI destacou como antecipar o saque-aniversário do FGTS. "É possível antecipar até três parcelas. De modo que o valor mínimo para contratação do empréstimo é de R$ 2.000. Ademais, a taxa de juros é de 0,99% ao mês. Para contratar, é necessário entrar no Internet Banking da Caixa e clicar na opção 'Crédito'. Feito isso, basta apertar em 'Antecipação de Saque-Aniversário' e seguir as orientações".