Eleições

Câmara de vereadores decide quem assume a prefeitura de Pesqueira

O presidente da câmara vai ser eleito nesta sexta-feira (1º) e vai ocupar interinamente a prefeitura enquanto o Cacique Marquinhos aguarda o julgamento

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 01/01/2021 às 10:32
Google Street View
FOTO: Google Street View

Com processo em andamento junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Cacique Marquinhos (Avante), eleito no pleito de 2020 como prefeito da cidade de Pesqueira, não poderá assumir nesta sexta-feira (1º) e aguarda o julgamento previsto para fevereiro.

Cacique Marquinhos não vai assumir a prefeitura no dia 1º de janeiro

Com isso, na posse que será realizada no primeiro dia do ano, os 15 vereadores eleitos pela população devem decidir o presidente da câmara, que passa a assumir a prefeitura de Pesqueira de forma interina até o julgamento do cacique. A maior parte da bancada é representada pelo partido Republicanos.

Caso do Cacique Marquinhos

Marcos Luidson de Araújo (Republicanos), o Cacique Marquinhos Xucuru, foi eleito prefeito da cidade de Pesqueira mais de 51% dos votos válidos no pleito de 2020. A candidatura do cacique foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) porque em 2015 ele foi condenado pela Justiça Federal pela prática de crime contra o patrimônio privado e incêndio.