Agreste

Motorista é autuado por maus-tratos aos animais em Garanhuns

Vacas corriam o risco de se machucar

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/01/2021 às 11:29
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um motorista que transportava animais de maneira irregular foi autuado nessa quinta-feira (7) na BR-423, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito estava transportando duas vacas na carroceria de uma caminhonete, com risco de machucar os animais.

Ainda de acordo com a PRF, estava sendo realizada uma ronda no quilômetro 96 da rodovia quando os homens viram uma vaca desnutrida sendo transportada com o focinho preso na carroceria do veículo. A caminhonete foi abordada pelos policiais, que viram uma outra vaca deitada sendo pisoteada pela que estava em pé.

O homem informou para a polícia que estava levando os animais de Cachoeirinha para Bom Conselho, também no Agreste do estado. As vacas foram desembarcadas para serem levadas em um veículo correto. A caminhonete foi recolhida.

A polícia autuou o motorista por maus-tratos e acionou a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) para adotar providências legais.

Outros casos

Desde o mês de setembro de 2019, foi sancionada a Lei 1095, que aumenta a punição para quem pratica maus tratos contra animais. Além da multa, quem praticar esse tipo de crime pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Mesmo assim, muitos casos continuam sendo registrados. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, um animal foi morto envenenado no fim de 2020 no Sítio Caldeirão. A cadela Galega pertencia a uma das moradoras do sítio.

Confira na reportagem: