Vacina

Índia vai exportar vacina para seis países, Brasil fica fora da lista

Países vão receber as doses a partir desta quarta-feira (20). Envio de doses para o Brasil não tem data

Laís Milena
Laís Milena
Publicado em 19/01/2021 às 17:25
Reuters/Dado Ruvic
FOTO: Reuters/Dado Ruvic

O Governo da Índia anunciou nesta terça-feira (19) que vai exportar a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca desenvolvida com a Universidade de Oxford, para seis países. Chama atenção o fato do Brasil ter ficado de fora da lista, visto que o país aguarda o envio de 2 milhões de doses, adquiridas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Um avião estava preparado para buscar as doses, mas parou no Recife diante da falta de confirmação indiana sobre o envio da vacina.

Porta-voz da Índia diz que é "cedo para dar uma resposta" sobre a exportação de vacinas

O material será enviado a partir desta quarta-feira (20) para Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e o arquipélago de Seicheles. Outros  três países, Sri Lanka, Afeganistão e ilhas Maurício, aguardam apenas autorizações regulatórias para o envio do imunizante. As doses são produzidas pelo Instituto Serum, maior produtor mundial de vacinas.

A Índia recebeu pedidos de exportação da vacina de várias nações, incluindo o Brasil. No entanto, os indianos queriam iniciar sua própria campanha de vacinação antes de começar as exportações. O país começou a vacinar no sábado (16) e por ser um dos mais populosos do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes, o desafio agora será equilibrar as demandas interna e internacional.

Exportação para o Brasil

Na segunda-feira (18), o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo brasileiro não recebeu uma resposta positiva da índia sobre quando será enviada a remessa de 2 milhões de doses, mas que isso pode ocorrer esta semana. O Ministério das Relações Exteriores da Índia emitiu um comunicado informando que "o fornecimento da vacina aos países parceiros continuará nas próximas semanas e meses de maneira gradual".