A dose inicial da vacina contra o coronavírus (covid-19) começou a ser aplicada na manhã desta terça-feira (19) em Caruaru, no Agreste pernambucano. A primeira pessoa a ser vacinada na cidade é a técnica de enfermagem Manuella Auxiliadora Vasconcelos, de 34 anos.
Segundo informações da prefeitura de Caruaru, Manuella trabalha há sete anos na rede municipal de saúde e está há um ano e seis meses no Hospital Manoel Afonso. Ela representa quase 300 profissionais que atuam na linha de frente na cidade.
Depois dela, outros profissionais da saúde também serão imunizados contra a covid-19. À tarde, as vacinas também deverão começar a ser aplicadas na UPA Respiratória e na Casa dos Pobres São Francisco de Assis.
> Pernambuco vacina primeira pessoa contra Covid-19 nesta segunda (18)
> Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Brasil
> Quem será vacinado primeiro em Caruaru? Confira as prioridades
Prioridade da vacina em Caruaru
Por causa da redução da quantidade de doses que serão recebidas pelo município, o público alvo da primeira etapa da vacina foi reduzido. Confira quem recebe:
• Trabalhadores em saúde que estão com risco maior de exposição ao vírus, incluindo médico, enfermeiro, recepcionistas, entre outros profissionais;
• Indígenas aldeados e comunidades ribeirinhas;
• Idosos acima de 60 anos institucionalizados, que são os que vivem em abrigos;
• Pessoas acima de 18 anos também institucionalizadas e que possuem algum tipo de deficiência;
• Equipes de vacinação envolvidas com os grupos citados.