feira

Secretário de Saúde aponta possibilidade de fechamento da Feira da Sulanca

"Os números no Agreste não são confortáveis. Muito pelo contrário, são preocupantes", afirmou André Longo em visita ao HMV, em Caruaru

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 21/01/2021 às 11:02
Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior
FOTO: Jobson Gonçalves/TV Jornal Interior

Nesta quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, André Longo, deu início à vacinação contra a Covid-19 dos profissionais de Saúde que atuam na assistência dos pacientes com coronavírus na rede estadual em Caruaru, no Agreste. O ato simbólico e o início da vacinação foram realizados no Hospital Mestre Vitalino (HMV).

Na oportunidade, Longo comentou sobre um possível fechamento da Feira da Sulanca, tendo em vista o crescente aumento dos casos de Covid-19 registrados no Agreste. O secretário esclareceu que, no momento, não existe nenhuma determinação do Governo do Estado para fechamento de parques e feiras, mas que a possibilidade não está descartada.

"Existem protocolos para essas atividades e o que temos visto é um relaxamento", afirmou. Longo comentou ainda sobre a postura de compradores e comerciantes, que têm circulado nos espaços públicos sem seguir os protocolos de prevenção. "As pessoas estão deixando de usar as máscaras nos parques e feiras. Se isso continuar, pode sim haver fechamento de todos os parques e de todas as feiras", destacou.

Apesar do alerta, o secretário pediu a compreensão e a ajuda dos comerciantes. "É importante que os comerciantes nos ajudem nisso [...]. Os números no Agreste não são confortáveis. Muito pelo contrário, são preocupantes", disse o secretário.

Feira da Sulanca pode ter provocado aumento de casos de Covid-19 no Agreste, diz Pedro Eurico

Na última semana, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, havia comentado em entrevista à Rádio Jornal Caruaru que as feiras de fim de ano podem ter provocado aumento de casos na região. “O governo não deixará de tomar medidas restritivas se houver crescimento [dos casos]", disse.

Posicionamento dos feirantes

Em entrevista a Rádio Jornal Caruaru nesta quinta-feira (21), o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, destacou que os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 têm sido cumpridos nos espaços de feira.

"No setor privado, todo cliente adentra o local com aferição de temperatura e uso da máscara. Além disso, existem oito pias em torno da feira para fazer higiene. A praça de alimentação também segue todas as normas. E no setor público [...] a Secretaria de Saúde só permite a entrada na feira seguindo protocolo", destacou.

Pedro Moura destacou a preocupação diante da possibilidade de fechamento da feira, mas afirmou que ele e os feirantes estão tranquilos porque cumprem os protocolos. "Vamos intensificar a fiscalização na próxima feira, já conversamos com o secretário, e vamos mostrar que estamos cumprindo e a feira está funcionando muito bem", afirmou o presidente.